Coca, Ambev e
Pepsi deixam de vender refrigerante em escolas
Dario Pignatelli/Bloomberg
Refrigerantes:
marcas fizeram acordo e decidiram só oferecer água, suco e água de coco em
escolas
Felipe Cordeiro, do Estadão Conteúdo
São Paulo - A Coca-Cola,
a Ambev e a PepsiCo anunciaram nesta quarta-feira, 22, que a partir de agosto as empresas
deixarão de vender refrigerante a cantinas de escolas com crianças de até 12 anos e oferecerão apenas
água mineral, suco, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios
nutricionais específicos.
As companhias afirmaram em comunicado que a
estratégia faz parte de uma "mudança no portfólio de bebidas para escolas
em todo o País".
Segundo as três empresas, a venda de produtos nos
colégios terá foco em hidratação e nutrição a fim de contribuir para uma
alimentação mais equilibrada.
"A obesidade é um problema complexo, causado
por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte
da solução", declararam a Ambev, a Coca e Pepsi.
"No momento do recreio, os alunos têm acesso
às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e responsáveis, e
crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar
decisões de consumo."
As empresas disseram que a mudança foi baseada em
conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição,
"além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das
crianças".
Distribuição
O comunicado informou que a política valerá para as
cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores.
"Em relação às demais, aquelas que se
abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas,
por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da
qual todos serão convidados a se unir à iniciativa."
As três companhias declararam que estão em contato com Associação
Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir) para
que essas diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo
o setor.
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